domingo, 28 de novembro de 2010

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologia ao Currículo

Curso: Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 4: Currículo, Projetos e Tecnologia.
Atividade 3: Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologia ao Currículo
Cursista: Valdemira Luzia de Matos


Falar de currículo não é tão simples quanto parece, pois este não se resume a disciplinas ou conteúdos a serem trabalhados a cada ano durante a vida escolar do aluno. Entende-se por Currículo todas as atividade e experiências que propicie a criança um modo de aprender. Nele pode se incluir as atividades propostas para atingir os objetivos almejados, acontecimentos surpresa que possam aparecer e que traga boas oportunidades para aprender. Podemos dizer, em termos genéricos, que um currículo é um plano pedagógico e institucional para orientar a aprendizagem dos alunos de forma sistemática. O currículo responde de forma clara as perguntas: o que, como e quando ensinar. É nele que está tudo de importante que será colocado em prática na educação e o seu objetivo estratégico.
Por relacionar-se com o contexto em que vivemos, o currículo precisa ser inovado de modo que haja uma interação com as diversas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Essas tecnologias aplicadas ao currículo permitem uma comunicação que incluem possibilidades para produzir e disponibilizar conteúdos que compartilhem idéias proporcionando uma maior interação entre os envolvidos na elaboração de projetos. Na verdade, o currículo é determinado pelo contexto, e nele adquire diferentes sentidos conforme os diversos protagonistas. As tecnologias podem enriquecer ambientes de aprendizagem, quando os alunos interagem com objetos desse ambiente, podendo construir seu conhecimento, aprendendo através do computador, desenvolvendo o raciocínio ou resolvendo situações problemas. Com o uso da Internet pode facilitar a realização de pesquisas. É fundamental a integração entre tecnologias e currículo, será necessário um projeto pedagógico flexível e aberto para desenvolver propostas curriculares.
A integração entre currículo e tecnologias se dá de forma dinâmica através da busca de novos conhecimentos pelos alunos e de maneiras diversificadas de ensino pelo professor.
É fundamental que a tecnologia seja inserida no currículo para assim ajudar na realização das atividades e possibilitar a construção do conhecimento de forma mais global, tendo uma aprendizagem significativa.
As tecnologias contribuem com o aprimoramento das atividades desenvolvidas em sala de aula, tornando-as atrativas e facilitando a compreensão dos conteúdos apresentados pelo professor, promovendo uma interatividade entre aluno professor e entre os próprios alunos interagindo e discutido uns com os outros.
Todo o processo vivido na escola faz parte do currículo, é um conjunto contínuo de situações de aprendizagem. É um conjunto de dados relativos à aprendizagem escolar e as tecnologias nos dias de hoje são essenciais para qualquer trabalho a ser realizado. O currículo fica muito melhor elaborado quando se faz o uso destas tecnologias, pois enriquece o trabalho de qualquer escola e a integração do mesmo só visa o sucesso de qualquer escola.

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