domingo, 28 de novembro de 2010

Aula com material digital

Curso:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 3 – Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Atividade: 1
Título: Análise de recursos educacionais, planejamento e execução de aula com material digital.
Sub-tema: Aula com material digital
Cursista: Valdemira Luzia de Matos
Data: 16/11/2010


Dados da aula
Disciplina: Geografia
Conteúdo: O Brasil e suas regiões
Turma: 5º ano
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as propostas de regionalização do Brasil e suas diferentes visões: as cinco regiões administrativas do IBGE.
Desenvolver a atenção e a memorização.
Identificar estados no mapa do Brasil.
Compartilhar conhecimentos e opiniões.
Aprender a ler e a interpretar mapas.
Produzir registros e texto coletivo e/ou individual.
Despertar o gosto pela leitura através dos textos oferecidos com o suporte da internet.

Duração das atividades
Variará de acordo com cada docente. É interessante disponibilizar um tempo para explicar como será feita atividade.
Objetivos a serem alcançados:
Ao término das aulas, os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer a organização política do país, formada por 26 estados e o Distrito Federal.
- Conhecer a divisão regional do Brasil.
- Identificar a localização geográfica das unidades da federação no mapa do Brasil.
- Conhecer as cinco regiões atuais do Brasil e suas antigas divisões geográficas.
- Analisar, compreender, localizar e pesquisar sobre o processo de divisão territorial do Brasil. Entender a formação do espaço a partir do conceito de região e incitar o interesse do aluno por uma participação política ativa.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Inicie a atividade dialogando com a turma sobre o que eles sabem a respeito de Estados e das Regiões Brasileiras. Observe se eles sabem nomes de algumas regiões e de seus estados.
Logo após o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, informe-os que: O Brasil é composto por 26 estados mais o Distrito Federal, que se localiza dentro do estado de Goiás. E que possui cinco regiões. Elas são:
A - Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
B - Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
C - Região Centro Oeste: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

D - Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

E- Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Desenvolvimento:
- Explicar ao aluno que a divisão regional facilita a administração por parte do governo federal e que o IBGE realiza pesquisas estatísticas, organizando as informações conforme as cinco grandes regiões.
- Apresentação dos conteúdos a serem trabalhados nas aulas.
- Levar os alunos para o LABIN para leitura e atividades do tema; conhecimento dos sites e vídeos que apresentam diferentes estados e regiões do Brasil para realização do trabalho proposto.
Estratégias
Levar os alunos ao Laboratório de Informática a fim de ver vídeos que apresentam diferentes estados do Brasil e solicitar que façam as leituras indicadas pelo professor. Na sequência os alunos deverão preencher os jogos indicados. Retornar a sala de aula e comentar o que leram. Realização de momentos para o registro oral e escrito das experiências vivenciadas pelos alunos. Sugere-se que, em cada computador, fiquem dois alunos, de modo que a construção dos saberes seja desenvolvida a partir da interação entre os alunos e o site educativo. Entretanto, o professor deve estar alerto para os casos em que apenas um aluno manipula o recurso; o ideal é que ambos manipulem o recurso.
Metodologia
Observação de mapas das regiões brasileiras durante a aula expondo a localização das mesmas, além de relembrá-los sempre sobre quais são os Estados que as compõe.
Recursos didáticos a serem utilizados:
LABIN, Internet, quadro, giz, livros, mapas cartográficos e entre outros.
Leitura e atividades:
Endereço eletrônico:
A - http://www.cambito.com.br
1- - Pintando no Pedaço - Pintar os Estados Brasileiros formando as Regiões do Brasil
2- - Quebra cabeça Brasil - Arrumem no mapa os Estados Brasileiros.

B - http://www.geografiaparatodos.com.br

1 - Leitura: Entenda como a divisão do território brasileiro evoluiu ao longo dos tempos!
C- Aproveite a oportunidade para pedir que os alunos, seguindo suas orientações descubram a capital de cada estado.
Sugerimos as seguintes orientações:
a - Qual é o nome do estado em que moramos? Localize-o no mapa e em seguida descubra qual é sua capital.
b - Qual é a capital federal? Em qual estado está localizado?
c - Utilizando uma folha em branco, escreva o nome dos estados e sua capital. Para descobrir qual é a capital basta você clicar no nome do estado.
D - Utilize também o site: http://www.iguinho.ig.com.br/jogo-mapa.html para aprender um pouco mais sobre regiões do Brasil. É só clicar no estado e arrastar na posição certa do mapa.
E - Através do sítio http://www.youtube.com/watch?v=cMW8IK4QQx4 você terá imagens intituladas BRASIL e seus Estados de Luz e Cor.
F - No sítio http://www.youtube.com/watch?v=UnYpVaU7WUU&feature=related vídeo intitulado: Brasil, regiões brasileiras) você terá imagens dos diversos Estados Brasileiros e atividades desenvolvidas por cada um deles.
Em seguida convide a turma para fazer um passeio pelo Brasil. Utilize os sítios abaixo:
Passeio pelo Brasil - Região Sudeste: http://www.youtube.com/watch?v=cIH9EdQHRdI&feature=related
Passeio pelo Brasil- Região Centro-Oeste http://www.youtube.com/watch?v=T9d07FACzaI&feature=related
Passeio pelo Brasil - Região Nordeste: http://www.youtube.com/watch?v=u_z1Cb1k0Qg&feature=related
Passeio pelo Brasil - Região Norte: http://www.youtube.com/watch?v=ioiZ9d_MDgA&feature=related
Passeio pelo Brasil - Região Sul: http://www.youtube.com/watch?v=hHv1eDJ72K8&feature=related (acesso 08/09/2010)
Para executarem jogos sobre estados e municípios você poderá utilizar os sítios:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/estados-brasileiros-quiz.html
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Estados_e_Capitais/estados_e_capitais.htm
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Eu_Sou/jogo_eusou_nordeste.htm
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Eu_Sou/jogo_eusou_norte.htm
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Eu_Sou/jogo_eusou_centroeste.htm
http://www.edukbr.com.br/oficina/jogos/Eu_Sou/jogo_eusou_sul.htm
Avaliação:
A avaliação será realizada durante todo o processo do trabalho, levando em conta a participação e envolvimento do aluno nas atividades realizadas e atuação nas leituras propostas.
- Comportamento dos alunos durante as atividades propostas fazendo interferências através de questionamentos sobre as regiões e estados observando se eles identificam estados e regiões no mapa, observações feitas através dos diálogos estabelecidos e também dos registros produzidos, cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante os conteúdos apresentados.

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