domingo, 28 de novembro de 2010

Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: 2a – Socializando uma experiência com projeto em sala de aula.
Data: 16/11/2010
Cursista: Valdemira Luzia de Matos



Título do Projeto: Quem Sou Eu?

Público Alvo: Alunos dos 4º Anos do Ensino Fundamental do Colégio João d’ Abreu.
Disciplina: Língua Portuguesa.

Justificativa:

1. Necessidade de melhoria na comunicação e nas relações
2. Conhecer diversas formas de linguagens e multimídias
3. Desenvolvimento de posicionamento ético- libertador
4. Meio de comunicação como instrumento de aprendizagem
5. Compreender o processo evolutivo da comunicação no tempo
Objetivos:
O objetivo deste projeto é criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias.
A confecção de um livro como produto final significa um destino real e interessante para o trabalho que os alunos vão executar o que contribui para que se esforcem e se dediquem em todas as etapas, e para que vejam sentido em todas as revisões necessárias antes do lançamento da publicação.
Produto final: Um livro que reúna as autobiografias da turma.
Recursos didáticos: Livros de biografias e autobiografias, Papéis, Canetas, Cartolina, Lápis.
Desenvolvimento das atividades
Convide seus alunos para a aventura de fazer junto um livro em que cada um conte a sua história, um registro escrito de suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de suas vidas.
Para aumentar o empenho dos alunos em todas as atividades, é importante que eles saibam que vão escrever uma autobiografia e que a sua história somada à dos colegas vai se transformar em livro.
Neste primeiro momento, o principal objetivo do trabalho é a capacidade criadora e a apropriação da linguagem escrita.
1ª Etapa: Contar histórias (sala de aula)
Duração: Sete dias (Contar uma história por dia)
- Comece o trabalho com a leitura de biografias de personalidades da música, da pintura e da literatura.
- Para que os alunos:
• Se familiarizem com esse tipo de texto.
• Conheçam um pouco a vida de pessoas famosas.
- Converse com eles sobre as características identificadas, e o que diferencia esse tipo de texto dos demais.
2ª Etapa: Hora da Leitura
Duração: Sete dias
- Na sala de aula - os alunos farão a leitura de biografias de pessoas famosas. A professora poderá levar a caixa de livros.
3ª Etapa: Roteiro para a elaboração da biografia
Duração: Um ou dois dias
Na sala de aula
- A professora contará mais uma história (biografia)
- Conversa: O grupo já pode elaborar um roteiro contemplando todos os assuntos que gostariam de escrever nas suas autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que mais gostam de fazer na escola e fora dela, as comidas preferidas, os bichos de estimação, as lembranças mais queridas, histórias divertidas.
Na sala de aula
- Listar os assuntos que gostariam de escrever em sua biografia.
- Propor que escrevam coletivamente uma biografia, a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer.
- Pode ser a biografia de um personagem de desenho animado que todos conheçam.
- O professor deverá registrar a produção coletiva e colocar na sala, para posterior revisão no texto.
4ª Etapa: Revisão do texto
- Fazer a revisão do texto a partir da pergunta: “o que precisamos fazer para que esta biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?”.
- Para conseguir a resposta, dê exemplos de bons textos: leia histórias de autores conhecidos, como Monteiro Lobato ou Irmãos Grimm e peça que a turma diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto mais gostoso de ler?
- O próximo passo será escrever com os alunos uma lista com expressões que eles gostariam de usar em suas autobiografias, por exemplo: desde então, tal qual, predileta, emocionante, porém, silenciosamente...
5ª Etapa: Produção de texto
- Comece a temporada de produção de texto. Cada aluno escreverá sua biografia.
- Todos os textos serão de autoria das crianças. Os alunos com mais dificuldade deverão ser ajudados pelo professor ou colega.
- Leia em voz alta as autobiografias de todos e, juntos, revisem e aprimorem cada texto.
- Lembre-se que o objetivo do livro não é apresentar um texto perfeito. O foco do trabalho é a produção de um texto de autoria de cada aluno.
6ª Etapa: Edição do livro
- Para ilustrar as autobiografias, peça que os alunos desenhem seu auto-retrato.
- O professor poderá escrever a introdução e o índice.
- A capa pode ser uma criação coletiva realizada com alguma técnica de artes.
- O livro poderá ficar no cantinho da leitura na própria sala ou poderá ser socializado na Sala de Leitura ou Biblioteca.
Avaliação
Ao longo do desenvolvimento do projeto, é possível avaliar:
- Qualidade e propriedade dos comentários dos alunos nas rodas de revisão de texto;
- Ocorrência de marcas de revisão nos textos dos alunos, convencionadas em grupo;
- Uso de determinados comportamentos para ditar um texto ao professor (falar pausadamente, repetir alguns trechos, solicitar nova leitura, depois da mudança realizada etc.)
- Participação em todo o processo
- Edição de Texto
- Edição de Imagem
- Perceber se o aluno incorpora às próprias produções os conhecimentos básicos sobre a língua escrita – regras ortográficas, sinais de pontuação, paragrafação...
Bibliografia
“Minhas Memórias de Lobato contadas por Emília, Marquesa de Rabicó”, de Luciana Sandroni, http://www.companhiadasletrinhas.com.br/,1997.
“Encontro com Portinari”, de Rosane Acedo e Cecília Aranha, Coleção Encontro com a Arte Brasileira, Editora Minden, 1995.
A Callis Editora, http://www.callis.com.br/portal/index.asp, possui um grande acervo de biografias escritas para o público infantil, como a Coleção “Crianças Famosas” que conta a vida e a obra de artistas como “Aleijadinho”, “Bach”, “Castro Alves”, “Chopin”, “Cecília Meireles” e “Mozart” entre outros. A editora também possui a coleção “A Infância de...” com nomes como Ziraldo, Ruth Rocha e Mauricio de Sousa. E a coleção Biografias Brasileiras em que há “Dom Pedro II, Imperador do Brasil”, “Machado de Assis” e “Oswald de Andrade”.
A Paulinas, http://www.paulinas.org.br/home/home.aspx ,têm a coleção Olharte, com biografias de artistas nacionais e internacionais, como “Tarsila”, Picasso”, “Goeldi” e “Maria Martins”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário