quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Hipertexto

Para definir hipertexto lancei mão de estudo de alguns autores. Entendendo o hipertexto como um meio de informação que existe on-line em um computador, um recurso tecnológico. Possuindo uma estrutura composta por blocos de informações interligados através de links (interconexões ou nexos) eletrônicos num movimento, também vivo de construção, desconstrução, reconstrução, através do qual o leitor/usuário percorre determinado trajeto, de sua escolha pessoal, buscando significados existentes ou produzindo outros. Oferece ao usuário diferentes trajetos para leitura. Possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. Permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea.
Construído de nós (os elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, sequências musicais etc.) e de ligações entre esses nós (referências, notas, indicadores, palavras de cor destacada (hotword), ou “botões” que efetuam a passagem de um nó a outro).
Hipertexto é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links ("atalho", "caminho" ou "ligação"), que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede. Na Internet, cada site é um hipertexto – clicando em certas palavras, ícones, vamos para novos trechos, e vamos construindo, nós mesmos, uma espécie de texto.
Logo, as conexões facilitadas pelo computador, ligam as informações umas às outras, de tal forma que o hipertexto apresenta-se como sendo parcialmente criado pelo autor que o organiza e parcialmente pelo leitor que escolhe as ligações de sua preferência, conectando os dados informacionais que mais lhe interessam.

2 comentários:

  1. Hipertexto é algo que está numa posição superior à do texto, que vai além do texto.
    Concordo que o Hipertexto está em uma posição superior ao texto porém não porque está além do texto mas porque nos ajuda a "produzir Textos"mais consistentes e originais.

    ResponderExcluir
  2. Ola Mira, li seu comentario sobre Hipertexto. Vejo que voce esta se dedicando as atividades do curso. Parabens. Sueli.

    ResponderExcluir