quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Quem sou como professor e aprendiz

A tecnologia avança a cada dia e a educação vem utilizando esta ferramenta para ajustar seus métodos de ensino. A Lei de Diretrizes e Base (LDB), que tem como meta modificar a figura do professor sem qualificação, sem curso superior, nos proporcionou através do com EAD (Ensino a Distância) uma graduação.
Aprender e ensinar é um processo continuo. Hoje me considero além de professora uma eterna aprendiz. Estou sempre em busca de novos conhecimentos e métodos que aprimorem a minha prática pedagógica e que propiciem um melhor aprendizado ao aluno.
Percebo a necessidade de ampliar a vivência do aluno além da sala de aula e as novas tecnologias estão a cada dia modificando o âmbito escolar. Reconheço que o uso de computadores no processo pedagógico já é realidade e uma conquista da escola, como um recurso a mais integrado a outros que já tínhamos.
E como educadores somos desafiados a analisar informações, interagir e comunicar idéias utilizando uma variedade de tecnologias em constante mutação e percebo que oportunidade tem sido dada, mas ainda a um número muito pequeno de pessoas e com isso dificultando a qualificação das mesmas. Diversos estudiosos alertam para a necessidade de que mais pessoas acessem as novas tecnologias, que mudam e evoluem cada vez mais rapidamente. E este fenômeno é irreversível. A falta de conhecimento, mínimo que seja sobre o assunto já é fator de exclusão social. Daí a responsabilidade da escola em favorecer o acesso e motivar as pessoas resistentes a adentrar no mundo das novas tecnologias da informação e comunicação.
Segundo o personagem do filme: O Clube do Imperador “A sabedoria adquirida ajudará a outros, quanto a si próprios.”
Portanto diante de tantas mudanças é importante desenvolvermos habilidades que nos leve a interagir com todos os meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário